Você sabe alguma coisa sobre o futebol americano no Brasil? O esporte tem se desenvolvido e está se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia, é comum ver pessoas em nosso país usando as camisas dos times da NFL e ligas brasileiras em redes sociais, bem como comentando e colocando fotos sobre o esporte em redes sociais.
Após as primeiras transmissões da liga profissional norte-americana, a famosa Liga Nacional de Futebol, aqui no Brasil, mais pessoas puderam ter acesso ao esporte, que se tornou cada vez mais popular.
O esporte americano não era muito popular no Brasil quanto o vôlei ou o futebol. Muitos brasileiros viam o futebol como algo que eles jogavam no parque. No entanto, nos últimos anos, os brasileiros viram a popularidade do esporte aumentar e começaram a assistir aos jogos na TV a cabo. De fato, o esporte vem crescendo imensamente em popularidade.
Há duas razões pelas quais os americanos têm sido bem sucedidos no Brasil. Primeiro, é muito popular nos Estados Unidos e existe todo um marketing com shows e muita divulgação midiática como as finais conhecidas como SUPERBOWL.
Em segundo lugar, os brasileiros aprenderam a jogar o jogo. Os brasileiros são muito bons em jogar futebol. Eles praticam o jogo há muitos anos e sabem como jogar.
Explicando
Esse esporte nasceu nos Estados Unidos como uma variação do rúgbi. Você vai descobrir que apesar de ter muitas regras, os objetivos do jogo são simples.
Duas equipes divididas em ataque e defesa. O ataque, que envolve 11 jogadores, deve levar a bola até o outro lado do campo, enquanto a defesa adversária tenta impedir. Quando a bola muda de equipe, a situação se inverte.
O Campeonato da NFL passou para ser transmitido por canais no Brasil e de acordo com dados divulgados, cada jogo atrai em média mais de 1,3 milhões de pessoas. Mais audiência do que jogos da Superliga de Vólei e da Liga Europa de futebol.
A NFL tem a melhor equipe do mundo, mas o que é isso de “melhor”? O melhor time do mundo é aquele que ganha mais campeonatos do campeonato. Por exemplo, na temporada 2017-2018, os New England Patriots venceram o Super Bowl e foram, portanto, coroados campeões. Na temporada 2018-2019, o Los Angeles Rams venceu o Super Bowl, portanto, foi coroado campeão.
Há várias maneiras de determinar a melhor equipe do mundo. Por exemplo, é possível calcular a porcentagem de vitórias do time no Super Bowl.
Futebol Americano no Brasil
Já temos campeonatos no Brasil e um dos que mais crescem é chamado de Torneio Touchdown, atraindo cada vez mais público. Grandes clubes como Corinthians e Flamengo estão jogando equipes próprias.
O futebol americano ganhou muita atenção graças à televisão. A TV Tupi transmitiu a primeira partida em 1969. As transmissões não eram ao vivo e a audiência era limitada aos fãs americanos do esporte ou de brasileiros que já haviam viajado para os Estados Unidos. De acordo com dados do Ibope, a final da NFL 2016, a chamada Super Bowl, teve uma audiência de 62% dos telespectadores sintonizados na época.
Hoje em dia, em redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, os brasileiros comentam sobre esse esporte cada vez mais, o que leva à criação de ligas nacionais, organização de equipes e ao surgimento de torcedores e praticantes.
É um grande investimento porque, além de trazer força à equipe, mantém várias crianças longe de caminhos que não são bons, e as ajuda a praticar um esporte e a encontrar realização pessoal e profissional. Os brasileiros pelo país estão se apaixonando pelo futebol. Cada vez mais pessoas estão assistindo televisão e assistindo a jogos nacionais. O esporte crescerá cada vez mais nos próximos anos.
O Campeonato Brasileiro de Futebol Americano foi criada pela Associação de Futebol Americano do Brasil (AFAB), atual Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Organizado pela Liga Brasil Futebol Americano (Liga BFA) na tutela da CBFA com duas divisões: a Liga BFA – Elite e a Liga BFA.
História
Inicialmente oito times que jogaram o Torneio Touchdown 2009. Com duas edições a Liga Brasileira organizou o torneio nos anos de 2010 e 2011 com a final denominada Brasil Bowl.
Quando a Confederação Brasileira de Futebol Americano se consolidou, a competição mudou seu nome para Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, tendo sua primeira edição em 2012 e a segunda em 2013.
Somente em 2014, a Confederação Brasileira deu vida a Superliga Nacional de Futebol Americano, indicada como a Primeira Divisão, e a Liga Nacional de Futebol Americano sendo a Segunda Divisão.
Com a união do Campeonato Nacional em 2016, após uma nota oficial da CBFA, os títulos do Torneio Touchdown foram reconhecidos e todas as 16 equipes passaram a integrar o campeonato.
Campeonato
Nesse mesmo ano o maior campeonato já ocorrido no Brasil contou com 30 equipes de 16 estados. O evento foi tão grandioso que tiveram que dividir em 4 conferências na Superliga Nacional. Assistido nos estádios por mais de 64 mil torcedores, a Superliga Nacional de Futebol Americano segue de perto os números do Novo Basquete Brasil e da superliga de Vôlei.
A segunda edição unificada da liga nacional de elite aconteceu em 2017, tornou-se a primeira edição em que a liga de clubes, a Liga BFA, organizou a competição com o selo da CBFA. A Liga Nordeste de Futebol Americano (LINEFA) estava a cargo da Região Nordeste da Liga Nacional, que era administrada pela LNFA dos clubes.
As duas divisões do Campeonato Brasileiro passara a serem organizadas pela Liga BFA após 2019.
Estas são as entidades nacionais, regionais e estaduais filiadas à CBFA.
Entidades nacionais e regionais
- Liga Brasil Futebol Americano
- Liga Nacional de Futebol Americano
- Associação Nordestina de Futebol Americano
- Liga Nordestina de Futebol Americano
Entidades estaduais
- Federação de Futebol Americano de Alagoas
- Federação de Futebol Americano do Amazonas
- Federação de Futebol Americano da Bahia
- Federação Cearense de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano do Cerrado
- Federação Espírito-santense de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano de Goiás
- Federação Maranhense de Futebol Americano
- Federação Matogrossense de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano do Mato Grosso do Sul
- Federação Mineira de Futebol Americano
- Federação Paraense de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano da Paraíba
- Federação Paranaense de Futebol Americano
- Federação Pernambucana de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro
- Liga Fluminense de Futebol Americano
- Federação Norte-rio-grandense de Futebol Americano
- Federação Gaúcha de Futebol Americano
- Federação Roraimense de Futebol Americano
- Federação de Futebol Americano de São Paulo
- Liga Paulista de Futebol Americano
- Federação Catarinense de Futebol Americano
- Liga Catarinense de Futebol Americano
- Federação Sergipana de Futebol Americano
- Federação Tocantinense de Futebol Americano
Também temos a nossa Seleção Brasileira de Futebol Americano
A Seleção Brasileira de Futebol Americano é administrada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que é reconhecida pela Federação Internacional de Futebol Americano.
A Evolução
Primeiros jogos
A Seleção Brasileira foi composta por jogadores de equipes em vários torneios interestaduais por critérios físicos e de disponibilidade, quando foram convocados pela primeira vez em 2007, devido à demanda de uma partida amistosa no exterior. A primeira partida que a Seleção Brasileira enfrentou foi em novembro de 2007, contra o Uruguai. A equipe se apresentou com atletas de diferentes partes do país, apesar das dificuldades técnicas enfrentadas. A Seleção jogou um jogo que foi considerado um marco na história do esporte no país.
Após cinco anos, em 21 de janeiro de 2012, no segundo jogo da história e o primeiro em solo brasileiro, o Brasil Onças (como somos conhecidos) alcançaram sua primeira vitória na história. Ganhamos do Chile por 33 a 0.
A primeira partida da Seleção foi vencida por 49-0 para os Onças do Brasil em um amistoso contra o Uruguai em Montevidéu no dia 26 de abril.
Copa do Mundo de Futebol Americano de 2015
Para garantir a participação na Copa do Mundo de 2015, a Seleção Brasileira precisou ganhar da Seleção Panamenha por 26 a 14 no Panamá pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo IFAF em janeiro de 2015.
Estreiando na Copa do Mundo IFAF de 2015, o Brasil Onças foi derrotado por 31 a 6 contra a Seleção da França no dia 9 de julho de 2015 no estádio do hall da fama do futebol americano, na cidade de Canton, Ohio, Estados Unidos.
O primeiro touchdown da história da Seleção na Copa do Mundo, com uma corrida de quatro jardas foi conseguido pelo quarterback Rhudson Fonseca. A Seleção Brasileira consegue sua primeira vitória na história da competição, derrotando a Coreia do Sul por 28 a 0. Depois de uma derrota para a Seleção Autraliana, o Brasil deixa a competição e termina em sétimo lugar.
Somente em 2017
A primeira partida da história entre Brasil e Argentina aconteceu em 16 de dezembro de 2017, no Estádio do Mineiro, em Belo Horizonte. Sendo uma vitória da Seleção Brasileira por 38 x 0.
Equipes Brasileiras vs Equipes Americanas de Futebol
No Brasil, existem duas grandes equipes de futebol: Flamengo e Botafogo. Eles jogam um contra o outro duas vezes por ano. Os jogos costumam durar cerca de três horas. Às vezes, eles até duram quatro horas. Os jogos são muito competitivos, e alguns jogadores se lesionam. Se um jogador se contundir, ele não poderá jogar por algumas semanas. Os jogos não são fáceis de assistir, já que muitas vezes são muito físicos.
Há muitas coisas que tornam uma equipe boa ou ruim. Podemos ver isso em esportes reais o tempo todo, como o beisebol. Um time pode ter um jogo emocionante, rápido e divertido, enquanto outro time pode ser entediante, lento e feio. Há muitas razões pelas quais uma equipe joga de uma determinada maneira, mas um fator-chave é a motivação. A motivação vem do líder do time, dos treinadores e dos torcedores. Todas essas três fontes desempenham um grande papel no que um time faz.
As novas oportunidades para os praticantes do Futebol Americano
O esporte tem sido capaz de trazer novas oportunidades para crianças, jovens e adultos em todo o país com o retorno dos treinos e o campeonato americano no Brasil. As equipes e a Liga Brasileira de Futebol Americano assinaram parcerias para o futuro do esporte dentro e fora do país. A parceria com a Liga Européia de Futebol dará à liga uma oportunidade de desenvolver o esporte com o interesse comum de trocar jogadores, treinadores e até árbitros.
A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) busca completar recursos para projetos de treinamento e estruturação de equipes com profissionais que poderão desenvolver as equipes, a partir da base. Eventos e projetos são realizados pelas equipes a fim de atrair novos atletas para a capital e região. Um deles vem através de escolas de futebol americanas, onde as crianças podem participar gratuitamente, e através de seleções, o famoso tryout, onde os atletas mais bem condicionados têm a chance de participar de um dos melhores programas de futebol americano da América do Sul. Todas as ações já realizadas com o apoio de parceiros e patrocinadores são aproveitadas.
O Nosso Futebol
O futebol sempre foi muito popular no Brasil nos últimos anos. O futebol é o esporte nacional do Brasil. A seleção nacional de futebol do Brasil ganhou várias copas mundiais em sua história. O futebol também é muito popular em outros países. Além disso, muitas pessoas que vivem em outros países gostam de ver futebol na televisão. Uma razão para isso é que o futebol é fácil de ser seguido.
Você não precisa prestar atenção a todos os diferentes jogadores e seus nomes. Outra razão é que você pode observá-lo a qualquer hora do dia ou da noite. Os jogos são transmitidos na televisão todos os fins de semana. Um bom exemplo da popularidade do futebol no Brasil é mostrado pelo fato de que o jogo de futebol entre os Estados Unidos e o Brasil foi assistido por um número recorde de pessoas. O jogo de futebol foi transmitido pela televisão no Brasil. Além disso, muitas pessoas o viram na Internet. Estima-se que milhões de pessoas assistiram ao jogo.
Os brasileiros são muito bons a jogar futebol porque o esporte já existe há muito tempo no país. Os brasileiros jogam o esporte todos os dias. As empresas patrocinam ligas de futebol juvenil em todas as partes do país. Muitas pessoas aprendem o jogo com seus pais. O esporte tem sido ensinado nas escolas e nas forças armadas. Há muitos jogadores profissionais que jogam futebol desde que eram crianças. Os brasileiros também têm uma grande quantidade de fãs de futebol. A seleção nacional já ganhou muitos torneios internacionais, inclusive a Copa do Mundo de 1994. As pessoas adoram o futebol no Brasil e é um dos esportes mais populares.
Conclusão
O futebol (soccer) é o esporte mais popular no Brasil por décadas. No entanto, o futebol americano tem crescido em popularidade nos últimos anos. É difícil dizer porque o futebol americano tem crescido tanto no Brasil, mas parece ter algo a ver com a cultura americana.
Por exemplo, muitos jogadores brasileiros visitam os Estados Unidos para treinar e jogar. Eles acharam fácil adaptar-se ao jogo porque já falam inglês. Algumas pessoas até pensam que os jogadores brasileiros são melhores que os americanos porque são mais leves e rápidos.
Os brasileiros se tornaram obcecados pelo futebol americano. Um bom número de brasileiros se considera melhor jogador de futebol do que os americanos. Os brasileiros acreditam que o futebol americano é muito físico e lento, enquanto os brasileiros preferem jogar nos campos de grama mais plana. Os brasileiros têm a reputação de jogar futebol duro, mas são bons esportistas e amistosos com estrangeiros.
Ainda há muita emoção em torno do futebol americano no Brasil, mas por enquanto, o futebol é apenas um hobby para crianças e adolescentes brasileiros. O futebol é considerado uma parte da identidade nacional do Brasil, e tem ajudado o país a permanecer perto dos Estados Unidos. Muitos brasileiros sentem que precisam melhorar suas habilidades futebolísticas para se manterem competitivos.